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Id:359 - (893)
Autor:Escorel, Sarah.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Mário Magalhães: Desenvolvimento é Saúde^ipt / Mário Magalhães: Development is Health
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(8):2453-2460, 2015. .
Resumo:Mário Magalhães da Silveira (1905-1986) foi o principal mentor da corrente de pensamento conhecida como ‘sanitarismo desenvolvimentista’ que atinge seu momento de maior influência na III Conferência Nacional de Saúde. Critico da adoção de modelos norte-americanos da organização sanitária, do centralismo e do verticalismo das campanhas sanitárias e da interferência dos organismos internacionais, o médico sanitarista defendia que por ser a saúde um problema de superestrutura dependia do desenvolvimento econômico industrial, além da necessidade imperiosa de municipalizar a saúde pública para atender as reais necessidades da população brasileira. Pioneiro do cruzamento de variáveis econômicas e demográficas, pode ser considerado como o precursor da economia da saúde. O artigo descreve a trajetória profissional de Mário Magalhães tendo como pano de fundo seu pensamento crítico sobre as conjunturas nacionais e as políticas de saúde adotadas (AU).^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Política de Saúde
Economia da Saúde
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000802453&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:358 - (892)
Autor:Goldbaum, Moisés.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Guilherme Rodrigues da Silva: a formação do campo da Saúde Coletiva no Brasil^ies / Guilherme Rodrigues da Silva: the development of the field of collective health in Brazil
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(7):2129-2134, 2015. .
Resumo:Este artigo retrata a trajetória acadêmica do professor Guilherme Rodrigues da Silva e a sua contribuição na formação da Saúde Coletiva brasileira. Três aspectos fundamentais são abordados: a ativa participação na educação médica, tanto na graduação como na pós-graduação; sua aplicação em pesquisas científicas voltadas para o estudo de doenças negligenciadas e no desenvolvimento da metodologia epidemiológica; sua contribuição no estabelecimento de políticas de saúde com ênfase no Sistema Único de Saúde – SUS (AU).^ipt.
Descritores:Epidemiologia
Educação Médica
Saúde Pública
Política de Saúde
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000702129&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:323 - (857)
Autor:Silveira, Rodrigo Pinheiro; Stelet, Bruno Pereira; Pinheiro, Roseni.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Crise na educação médica? Um ensaio sobre o referencial arendtiano^ipt / Crisis in medical education? An essay on Arendt's reference framework
Fonte:Interface comun. saúde educ;18(48):115-126, 2014. .
Resumo:Trata-se de um ensaio que contribui para o contexto de transformações na educação médica no Brasil à luz do pensamento da filósofa política Hannah Arendt. A autora faz uma leitura crítica da modernidade, apontando seu contexto de crise e quanto esta se reflete em áreas como as da educação e da política. Partindo das reflexões sobre a crise na educação, a ruptura com a tradição e a perda da autoridade, trazemos seu pensamento para uma análise sobre a prática médica e sua formação, pautadas, sobretudo, pelo modelo biomédico e outras manifestações do mundo moderno. Por fim, ressaltamos a necessidade de se trabalhar, na educação médica, com categorias como responsabilidade, julgamento e pensamento reflexivo, que foram objetos de análise da autora, já na fase final de sua vida (AU).^ipt.
Descritores:Educação Médica
Política
História do Século 20
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000100115

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Id:322 - (856)
Autor:Carvalho, Mônica Sampaio de; Souza, Maria Fátima de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Como o Brasil tem enfrentado o tema provimento de médicos?^ipt / How has Brazil dealt with the topic of provision of physicians?
Fonte:Interface comun. saúde educ;17(47):913-926, 2013. .
Resumo:Analisa-se como o Brasil tem enfrentado a carência de médicos nas tentativa de superar a situação de forma articulada com as políticas de saúde e estratégias de formação e fixação desses profissionais, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Tomou-se como estudo de caso o Programa de Valorização da Atenção Básica (PROVAB) criado pelo governo federal em 2011, que busca prover profissionais de saúde para as localidades necessitadas, destacando-se as seguintes ofertas do programa: pontuação de 10% nas provas de residência após avaliação do profissional e atividades estruturadas de educação a distância e supervisão. O PROVAB foi analisado dentro do contexto atual da política de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, na tentativa de compreender sua implementação mediante discursos, movimentos, acontecimentos e dados qualitativos e quantitativos, disponibilizados pelo Ministério da Saúde.Dessa forma, apontam-se caminhos para o desenvolvimento da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no Brasil (AU).^ipt.
Descritores:Atenção Primária à Saúde
Educação Médica
Política de Saúde
Recursos Humanos em Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000400012

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Id:319 - (853)
Autor:Senra, Carmem Magda Ghetti; Guzzo, Raquel Souza Lobo.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Assistência social e psicologia: sobre as tensões e conflitos do psicólogo no cotidiano do serviço público^ipt / Social welfare and psychology: about tension and conflicts of psychologist at the public service
Fonte:Psicol. soc;24(2):293-299, 2012. .
Resumo:O presente artigo buscou discutir a inserção da Psicologia na área da Assistência Social e a prática profissional do psicólogo no setor público. Para tanto, o contexto atual de implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi abordado, relacionado, sobretudo à atuação nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e às reflexões sobre o compromisso social na Psicologia. Considera a importância da compreensão do profissional, enquanto elemento central na construção da política de Assistência Social e da elaboração de modelos de intervenção psicológicos comprometidos com a transformação da realidade social e as tensões do cotidiano deste trabalho (AU).^ipt.
Descritores:Psicologia Social
Assistência Social
Psicologia
Política Social
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822012000200006

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Id:303 - (837)
Autor:Kletemberg, Denise Faucz; Padilha, Maria Itayra.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Política e poder na enfermagem gerontológica no Brasil^ipt.
Fonte:Rev. Esc. Enferm. USP;46(05):1192-1199, out. 2012. .
Resumo:O presente estudo teve como objetivo identificar as atividades políticas implementadas pela enfermagem gerontológica no Brasil, para sua consolidação como especialidade no atendimento ao idoso, no período de 1970 a 1996. Trata-se de um estudo descritivo-qualitativo, com abordagem histórica, que utiliza a história oral temática e que se realizou com catorze enfermeiras pioneiras na área. As categorias encontradas foram: 1. Organização política da área; e 2. Relação da área com o Estado. Os resultados identificam como exemplos de atividades políticas: a realização das jornadas brasileiras, com objetivo de agregar pesquisadores interessados na temática; criação do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica; e a participação efetiva da enfermagem na elaboração de políticas públicas no país. A especialidade tem consciência da relevância política para sua construção e vem empreendendo esforços para alcançar reconhecimento como área do conhecimento na equipe multidisciplinar de atendimento ao idoso. (AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Enfermagem Geriátrica
Idoso
Política
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000500022

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Id:274 - (791)
Autor:Nunes, Eduardo Silveira Netto.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A vida infantil e sua intimidade pública: o trabalho social como novidade na atenção à infância na América Latina, 1928-1948^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;19(02):451-474, abr./jun. 2012. .
Resumo:A profissionalização da atenção à infância, ocorrida ao longo do século XX em áreas como saúde, educação, direito e assistência, teve no início do século desenvolvimento conceitual importante no campo da assistência, a estruturação da área do serviço social demarcaria a introdução de nova variável no plano das práticas dirigidas à infância. Analiso como o tema do serviço social foi debatido, no âmbito do continente americano, nos Congresos Panamericanos del Niño, ocorridos entre 1928 e 1948, quando se propunha seu desenvolvimento como ferramenta inovadora das políticas sociais, especialmente daquelas direcionadas à infância.(AU)^ipt.
Descritores:América Latina
Serviço Social
Criança
Política Social
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702012000200006

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Id:264 - (670)
Autor:Mattos, Ruben Araújo.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:As agências internacionais e as políticas de saúde nos anos 90: um panorama geral da oferta de idéias^ipt / The international agencies and the health policy in the 1990's: a general view of the offer of ideas
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;6(2):377-389, 2001. .
Resumo:Apresenta um panorama da atuaçäo de algumas agências internacionais, no que se refer às políticas de saúde da década de 1990. Essas agências integram a comunidade internacional de ajuda ao desenvolvimento, constituída pelas agências e fundos das Naçöes Unidas, pelo Banco Mundial, pelos bancos regionais de desenvolvimento e pelas agências governamentais de cooperaçäo internacional. Destaca que as agência internacionais têm-se dedicado cada vez mais à oferta de idéias sobre quais seriam as políticas mais adequadas aos países em desenvolvimento. Defende a tese de que a oferta de idéias pode ser melhor compreendida no contexto da dinâmica de competiçäo/cooperaçäo entre os membros daquela comunidade. Com a publicaçäo do documento "Investindo em saúde" (1993), o Banco Mundial alcançou um lugar proeminente no cenário do debate internacional acerca das políticas de saúde. Desde os últimos anos da década, contudo, a OMS vem tentando obter um lugar mais relevante quanto ao oferecimento de conselhos para os governos dos países-membros, sobre as reformas em seus sistemas nacionais de saúde. Säo apresentados os principais eixos das propostas feitas ao longo da década pelo Banco Mundial e pela OMS, para o conjunto dos países^ipt.
Descritores:Agências Internacionais/tndd
Política de Saúde/tndd
Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento
Organização Mundial da Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232001000200008&lang=pt&tlng=
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C04 - 001

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Id:203 - (535)
Autor:Queiroz, Maria Goretti; Dourado, Luiz Fernandes.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O ensino da odontologia no Brasil: uma leitura com base nas recomendações e nos encontros internacionais da década de 1960^ipt / Dental teaching in Brazil: an interpretation based on recommendations and international meetings from the 1960s
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;16(4):[1011-1026], out.-dez. 2009. .
Resumo:Identificam-se as propostas para o ensino da odontologia no Brasil contidas nos anais dos três seminários sobre ensino odontológico ocorridos na década de 1960 e promovidos pela Organização Pan-americana da Saúde, e no relatório do Comitê de Expertos em Higiene Dental da Organização Mundial da Saúde. Observa-se que, no Brasil, as recomendações posteriores a essa década sobre mudanças na área revelam a tensão entre distintos atores e concepções, nem sempre compreendidos pelos profissionais da área. Conclui-se que as recomendações para o ensino da odontologia visando a sua inovação foram construídas a partir de então e se apresentam, em sua maioria, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Odontologia.(AU)^ipt.
Descritores:Educação em Odontologia/hist
Política de Saúde
Política de Educação Superior
Currículo
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702009000400010&lng=pt&nrm=iso

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Id:176 - (508)
Autor:Costa, Roberta Kaliny de Souza; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Sistema Único de Saúde e da família na formação acadêmica do enfermeiro^ipt / The National Health System and of Family in nurse's academic education
Fonte:Rev. bras. enferm;62(2):[300-304], mar.-abr. 2009. .
Resumo:Este estudo apresenta reflexões sobre os movimentos de mudança na graduação em enfermagem, enfatizando a preparação profissional para atender a atual conformação do setor saúde, vislumbrando a consolidação da Estratégia Saúde da Família – Estratégia Saúde da Família, o Sistema Único de Saúde e a garantia dos seus princípios fundamentais. O texto destaca as inovações que vem ocorrendo nos currículos e projetos políticos de ensino, buscando a formação de enfermeiros conhecedores dos problemas sociais e de saúde da população e capazes de intervir na reorganização do setor saúde. Neste sentido, contribui para a história do ensino de graduação em enfermagem, oferecendo subsídios à reflexão da formação acadêmica do enfermeiro para o Sistema Único de Saúde/Estratégia Saúde da Família. (AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Programas de Graduação em Enfermagem
Currículo
Política de Educação Superior
Saúde da Família
Sistema Único de Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672009000200021&script=sci_arttext

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Id:158 - (168)
Autor:Borenstein, Míriam Süsskind; Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza; Caetano, Tatiana Lúcia.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Hilda Anna Krisch: pioneira na enfermagem catarinense- formação e contribuição^ipt / Hilda Anna Krisch: pioneering in the catarinense nursing - formation and contribution
Fonte:Rev. bras. enferm;57(3):[366-370], mai.-jun. 2004. .
Resumo:Trata-se de pesquisa sócio-histórica cujo objetivo é desvelar a historicidade pela Escola de Enfermagem Anna Nery, com atuação de destaque no cenário nacional. Na coleta de dados foram utilizados entrevistas arquivadas realizadas com Hilda Krisch e com outras personagens que fizeram parte do cenário da época. além destas, utilizou-se outras fontes documentais como: periódicos, livros, cartas, relatórios, histórico escolar e fotografias. Os dados permitiram identificar a origem e a trajetória da enfermeira, bem como os trabalhos desenvolvidos por esta, durante sua vida profissional. Os achados possibilitam inferir que a enfermeira Hilda Anna Kirsch, foi baluarte na enfermagem catarinense e brasileira por ter desempenhado relevante papel dentro e fora da profissão^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Política de Saúde
Educação Superior
Localização:PUC- Minas (http://bib.pucminas.br/); UNOCHAPECÓ (http://www.unochapeco.edu.br/)

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Id:153 - (163)
Autor:Baptista, Suely de Souza; Barreira, Ieda de Alencar.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Docentes e estudantes no processo de mudança do ensino de enfermagem no Brasil^ipt / Faculty and students in the nursing teaching changing process in Brazil
Fonte:Texto & contexto enferm;8(1):[67-79], jan.-abr. 1999. .
Resumo:Trata-se de um estudo histórico-social sobre as conjunturas em que ocorreram as mudanças no ensino da enfermagem no Brasil, as exigências feitas a docentes e estudantes de enfermagem a cada época e sua importância no desenvolvimento da enfermagem. Os resultados demonstram que houve um progressivo aumento das exigências acadêmicas feitas a docentes e a estudantes, no bojo de reformas educacionais gerais ou em decorrência da atuação das educadoras de enfermagem, no sentido de adequar os currículos dos cursos de graduação e de pós-graduação aos propósitos da melhor inserção da enfermagem na universidade e na comunidade cientifica...(AU)^ipt.
Descritores:Educação em Enfermagem
História da Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Política de Educação Superior
Currículo/normas
Estudantes de Enfermagem
Docentes
Brasil
Localização:BR17.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde

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Id:152 - (162)
Autor:Silva Júnior, Nelson Aleixo da.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Estado, educação e diretrizes curriculares para a Psicologia^ipt / State, education and curriculum directives for Psychology
Fonte:Rev.Dep.Psicol., UFF;14(1):[121-134], jan.-jul. 2002. .
Resumo:Analisamos o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares para a Psicologia, bem como o texto aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, considerando as concepções de Estado e educação que permeiam a sociedade brasileira. Afirmamos que o Estado sempre atuou de forma parcial na manutenção dos status quo e, para isso, a educação tem um papel instrumental. Essa mesma concepção de construção de políticas educacionais predominou na elaboração das Diretrizes para a Psicologia cujo texto não representa o acúmulo de anos de debates profissionais da área, preconizando uma formação especializada, desvinculado a ciência da profissão e a pesquisa da docência.(AU)^ipt.
Descritores:Psicologia/educ
Política de Educação Superior
Currículo/normas
Localização:BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá

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Id:151 - (161)
Autor:Carvalho, Alysson Massote.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação docente e afiliações grupais: implicações para a graduação em Psicologia^ipt / Faculty training and group affiliations: implications for undergraduate courses in Psychology
Fonte:Rev.Dep.Psicol., UFF;14(1):[109-119], jan.-jul. 2002. .
Resumo:Analisamos o processo de construção das diretrizes curriculares de Psicologia, desde o Fórum Nacional de Formação (1997), até o Fórum Aberto sobre Diretrizes Curriculares (2002). Afirmamos que a construção de uma nova proposta para a formação vincula-se ao processo de formação e afiliação grupal dos docentes. O referencial teórico centra-se nos conceitos de implicação e de afiliação grupal. Identificamos duas tendências predominantes nesse processo. Uma, denominada acadêmica, representa o pensamento das sociedades científicas e se caracteriza com a formação básica e com a garantia da formação em pesquisa. Outra, denominada profissão, preocupa-se com uma formação comprometida com questões sociais.(AU)^ipt.
Descritores:Psicologia/educ
Psicólogos
Política de Educação Superior
Currículo
Localização:BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá

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Id:149 - (159)
Autor:Sanna, Maria Cristina.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A evolução da disciplina de administração aplicada à enfermagem na Escola de Enfermagem da USP no período de 1980 a 1995^ipt / The evolution of the discipline "administration applied to nursing"in the Escola de Enfermagem da USP, in the period from 1980 to 1995
Fonte:Rev. Esc. Enferm. USP;33(1):17-30, mar. 1999. .
Resumo:Com o objetivo de descrever a evolução da disciplina "Administração Aplicada à Enfermagem'; no período de 1980 a1995, estudou-se os planos de curso construídos: pelos docentes responsáveis por sua elaboração e condução. Os textosdos itens "Objetivos e Conteúdo" foram analisados sob a ótica da Fenomenologia, sendo submetidos ao processo deanálise de discurso proposto por Martins e Bicudo. Os resultados dos procedimentos empregados nessa análisepermitiram a identificação de seis categorias de pensamento: Gerenciar em Enfermagem, Bases Ideológicas e Políticasdo Gerenciar em Enfermagem, A Comunicação como Instrumento para Gerenciar, Gerenciamento de Recursos Físicos,Gerenciamento de Recursos Materiais e Gerenciamento de Recursos Humanos. As modificações observadas nos planosde curso ao longo do período estudado indicaram a ocorrência de dois momentos marcantes - um no fim da década de80, com a reformulação das bases ideológicas nas quais se assentava a disciplina e outro ao fim do primeiro lustroda década de 90, com a reorganização curricular,. A identificação desta trajetória possibilitou o acompanhamento ea compreensão do desenvolvimento da disciplina, podendo trazer recursos para a análise de disciplinas correlatasou da mesma disciplina em outros contextos e experiências. (AU)^ipt.
Descritores:Educação em Enfermagem
Enfermagem/org
Política de Educação Superior
Currículo
Meio Eletrônico:http://www.ee.usp.br/reeusp/upload/pdf/457.pdf

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Id:147 - (157)
Autor:Correira, Luiza Mara; Henriques, Regina Lúcia Monteiro; Nogueira, Maria de Fátima Hasek; Pacheco, Sandra de Araújo; Romano, Regina Trino.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Construção do projeto pedagógico: experiência da faculdade de Enfermagem da UERJ^ipt / The construction of the pedagogic project: nursing school experience
Fonte:Rev. bras. enferm;57(6):649-653, nov.-dez. 2004. .
Resumo:Estudo histórico-social, que tem como objeto a construção do projeto político pedagógico do Curso de Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FENF/UERJ), 1992 - 2002. Objetivo: relatar a experiência da construção do Projeto Pedagógico. Está pesquisa foi desenvolvida através da análise dos documentos e dissertações do Acervo do Centro de Memória Dra Nalva Pereira Caldas. Está teoricamente embasada em autores que tratam da temática. A estrutura e o plano curricular do Curso de Graduação foram aprovados pelo Conselho Superior de Ensino e Pesquisa da UERJ em dezembro 2001, através da Deliberação n.º 05/01, encontrando-se em vigência à partir do primeiro semestre de 2002.(AU)^ipt.
Descritores:Bacharelato em Enfermagem
Currículo
Política de Educação Superior
Educação Superior
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/pdf/reben/v57n6/a02.pdf

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Id:114 - (124)
Autor:Barreira, Ieda de Alencar.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Transformaçöes da prática da enfermagem nos anos 30^ipt / Changes in the practice of nursing in the 30's
Fonte:Rev. bras. enferm;52(1):[129-143], jan.-mar. 1999. .
Resumo:Este relatório se insere na linha de pesquisa "A prática profissional e a formaçäo da identidade da enfermeira brasileira", desenvolvida por grupo cadastrado no CNPq e no Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira (Nuphebras) da Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os objetivos do estudo säo: relacionar as mudanças institucionais da enfermagem na sociedade brasileira da época à acentuada transiçäo político-econômica do país; analisar os efeitos dessas mudanças institucionais no mercado de trabalho da enfermeira e nas características da prática da enfermagem; discutir as novas formas de articulaçäo da enfermagem com outras práticas sociais no interior do campo da saúde. A enfermagem de saúde pública nacional, para acompanhar a ampliaçäo do Estado burocrático, se expandiu e se modificou. Ao mesmo tempo, em um contexto de uma política de proteçäo ao trabalhador, desenvolveu-se uma política de incentivo à abertura de hospitais públicos e privados, embora os serviços de enfermagem dessas instituiçöes näo fossem organizados segundo os padröes que caracterizavam a enfermagem moderna. Assim, a prática da enfermagem na década de 30 caracteriza-se como o início da transiçäo de um modelo de saúde pública urbana para um modelo de assistência hospitalar. (AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Enfermagem/tend
Política de Saúde
Prática Profissional
Enfermagem em Saúde Pública
Recursos Humanos de Enfermagem
Localização:BR905.1 - Biblioteca

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Id:95 - (105)
Autor:Costa, Ediná Alves; Fernandes, Tania Maria; Pimenta, Tânia Salgado.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A vigilância sanitária nas políticas de saúde no Brasil e a construção da identidade de seus trabalhadores (1976-1999)^ipt / Health surveillance in the Brazilian health policies and the constructions of the identity of the health workers (1976–1999)
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;13(3):[995-1004], maio - jun. 2008. .
Resumo:Neste artigo, pretendemos analisar o processo de conformação da Vigilância Sanitária no país entre 1976, quando foi criada a Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária, e 1999, ano de implantação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O foco central do estudo é direcionado à inserção da área nas políticas de saúde e as alterações na concepção dos serviços que assume nova conotação e passa de "fiscalização" para "vigilância". O reconhecimento da importância da vigilância sanitária no campo mais amplo da Saúde Coletiva, assim como a especificidade de seus trabalhadores, constituem pontos de destaque nesta reflexão. Estudos mais recentes acerca do tema começam a desvendar um campo complexo de saberes e práticas, quase invisível nas políticas de saúde e raramente abordado entre as temáticas da Saúde Coletiva, propiciando novas perspectivas para a área.(AU)^ipt.
Descritores:Vigilância Sanitária
Vigilância Sanitária/hist
Saúde Pública
Pessoal de Saúde
Política de Saúde
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000300021&lng=pt&nrm=iso

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Id:80 - (90)
Autor:Cueto, Marcos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Las oportunidades de la historia de la salud^ies / The opportunities of the history of health
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;13(3):830-832, maio/jun. 2008. .
Descritores:Saúde Pública/hist
Política de Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/pdf/csc/v13n3/03.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C-04 - 029

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Id:78 - (88)
Autor:Pires-Alves, Fernando; Paiva, Carlos Henrique Assunção; Hochman, Gilberto.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:História, saúde e seus trabalhadores: da agenda internacional às políticas brasileiras^ipt / History, health and its workers: from the international agenda to the Brazilian policies
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;13(3):819-829, maio. - jun. 2008. .
Resumo:O artigo discute, em perspectiva histórica, as agendas dirigidas para a formação de trabalhadores e para a gestão do trabalho em saúde no Brasil, em especial as suas relações com os programas desenvolvidos pela Organização Pan–Americana da Saúde (OPAS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Na primeira seção, discute–se o papel da história no campo da saúde coletiva. A priorização do tema do trabalho em saúde na agenda internacional parece apontar para uma potencial renovação das relações entre história e saúde. Na segunda seção, realiza–se um balanço histórico a respeito das agendas da OMS em torno do tema recursos humanos. Na terceira parte, constrói–se balanço similar a respeito das ações da OPAS. Na quarta parte, discute–se – a partir da experiência do Programa de Preparação Estratégica de Pessoal de Saúde (PPREPS) – a relação da agenda de trabalho nacional com a internacional em torno do desenvolvimento de recursos humanos, bem como se aponta para um conjunto de respostas adaptadas e soluções originais aos problemas da formação de pessoal de saúde dadas pelos técnicos brasileiros. Ao final, são levantadas algumas questões para discussão sobre a articulação entre história e as agendas de recursos humanos para a saúde discutida ao longo do artigo.(AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública/hist
História da Medicina
Trabalhadores
Recursos Humanos em Saúde
Política de Saúde
Brasil
Organização Pan-Americana da Saúde
Organização Mundial da Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000300002&lng=pt&nrm=iso



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
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